terça-feira, 18 de março de 2014

Dia da noiva em domicílio: uma boa ideia que deve ser bem pensada

O hairstylist especialista em noivas Paulo Persil fala sobre a opção por fazer o dia de beleza fora do salão, uma ideia prática mas que requer cuidado.O Censo 2010, realizado pelo IBGE, constatou que o percentual de pessoas que viviam unidas pelo casamento civil e religioso diminuiu de 49,4% para 42,9% entre 2000 e 2010. Isso mexe com o mercado de fornecedores da área, tais como salões, buffets, estilistas, etc. Nem todos querem casar atualmente; morar junto virou prática comum entre os casais. E os que casam estão mais racionais e econômicos.

Quem aposta no matrimônio, no entanto, continua tendo a beleza como prioridade. O tradicionalismo pode ficar para trás, mas os contos de fadas continuam. Das cerimônias mais simples às mais completas, o que há em comum é a realização pessoal, que envolve a beleza como item essencial.
Os salões de beleza de luxo, de maneira especial, vêm sentindo os efeitos de menos atendimento a noivas. Isso não acontece apenas pela diminuição de cerimônias, mas especialmente porque ao longo dos últimos dois anos vêm crescendo o mercado de atendimento externo, que é a ida de equipes de cabelo, maquiagem, unhas e estética até a noiva, seja em casa, em um hotel ou no local do casamento. O mercado de fornecedores e assessores de casamentos começou a voltar os olhos para essa área, indicando o serviço em domicílio cada vez mais.
O grande problema dessa proliferação de atendimento externo, que tirou muitas noivas dos salões de beleza, é a pouca especialização dos profissionais envolvidos. Geralmente os salões não têm estrutura profissional para enviar suas equipes, por isso começaram a se apresentar ao mercado agências de serviço delivery, que contratam funcionários temporários para suas ações, vendidas com até seis meses de antecedência.
Nellie Solitrenick
Carol Ortiz optou pelos serviços de dia da noiva em domicílio: "Foi um dia tranquilo, descontraído, fiquei muito à vontade"

Dia da noiva é para especialistas, não para aventureiros. É um dia único e insubstituível. Por isso recomendo sempre investir em profissionais experientes. Por muito tempo me recusei a atender fora do salão. Athina Onassis, que casou-se em 2005, foi uma das noivas que receberam meus cuidados em domicílio. Outras centenas tiveram essa oportunidade em momentos diferentes da minha carreira, mas a maioria das quase sete mil noivas que atendi passaram pelo espaço físico do salão.
Em meu salão, que comando há três anos, montei o Persil Team, com profissionais que seguem minha linguagem. Nosso trabalho já começou, e quero que seja um divisor de águas. Minha ideia com o Persil Team é ser apenas um. Com meus profissionais treinados sou 10, daqui a pouco serei 20 ou 30, multiplicado pelas mãos de cabeleireiros tão competentes quanto eu e treinados por mim. Além do time de penteados, temos profissionais de maquiagem, de estética, de unhas, um time altamente especializado.
A área de atendimento externo está carente basicamente pela falta de especialização. Trabalho como educador, tendo um centro técnico com várias áreas de atuação, e damos cursos para todos os profissionais interessados do mercado. Recebemos cabeleireiros e maquiadores até de salões vizinhos e concorrentes diretos. Além de me inserir no mercado de atendimento externo para promover esses serviços com qualidade, me coloquei à disposição das empresas desse setor para treinar profissionais. A ideia é compartilhar meu estilo de pentear noivas.
A dica importante para noivas é buscar empresas de confiança, experiência e cheia de cases de sucesso e indicações. Esse é um dos dias mais importantes da sua vida? Trate-o como tal e não se arrisque.

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