sexta-feira, 21 de março de 2014

Guia de cuidados e cortes que garantem volume certo aos seus cabelos

Seja pelo excesso ou pela falta dele, o volume dos cabelos é motivo de debates acalorados nas rodinhas de conversas entre mulheres. Aquelas que possuem fios cacheados ou ainda ondulados se queixam da indisciplina e da dificuldade em controlar os frizz. Já as donas de mechas finas e lisas reclamam da falta de movimento e forma. Seja qual for o seu perfil, o iG preparou um guia prático para garantir o volume na medida perfeita para cada caso:


Lisos
Para tirar a impressão de fios “escorridos”, esqueça as linhas retas e invista no repicado, aliado importante para garantir movimento e dar um efeito mais encorpado cabelo. Para os fios muito finos, são mais indicados os cortes acima do ombro, que tendem a causar a impressão de mais volume. As variações do estilo bob, assim como clarear as pontas para criar o efeito ombré, são outros truques valiosos.
Além disso, os lisos não fogem à regra básica para conquistar cabelos mais bonitos e com volume ideal: hidratação. Quando ressecados, esse tipo de fio – que tende a ser mais fino – se torna quebradiço, opaco e com aqueles desagradáveis arrepiadinhos, uma receita certeira para o desastre! Por isso, não deixe de usar shampoo e condicionador hidratantes para equilibrar o PH do fio.
Outra dica para ajudar a reverter ou prevenir danos aos cabelos é investir em produtos que possuam agentes para reconstrução da fibra capilar, repondo os nutrientes e dando  força aos fios.
Por fim, vale aplicar um mousse ou gel firmador em pequenas quantidades por toda a extensão do cabelo,  fazendo o movimento de amassar as mechas de baixo para cima ainda com os fios molhados. Essa medida servirá para encorpar e proporcionar volume e movimento aos fios. Para as adeptas do secador, vale finalizar o processo com um difusor.
Ondulados
Neste caso, vale deixar os fios mais longos, na altura dos ombros, mas levando sempre em conta que o ideal é o corte com laterais repicadas, que ajuda a reduzir o volume e garante mais balanço a estilo a este tipo de cabelo. A franja na altura do queixo também é bem-vinda. Outro truque eficaz são as luzes com mechas finas
A lavagem deve ser feita como produtos recomendados para o seu perfil e, assim como no caso dos lisos, a hidratação precisa fazer parte da rotina de cuidados diários. Na hora de pentear as mechas, prefira um pente de madeira com dentes largos, que também ajudam a controlar o volume e os frizz, lembrando sempre de desembaraças primeiro as pontas para então lidar com a raiz – isso evitará que você quebre os fios durante o processo de escovação.  Da mesma forma, esqueça a ideia de prender o cabelo molhado com elástico, o que só servirá para arrebentar o cabelo.
Ao invés disso, aplique um creme para pentear após o banho e faça um coque frouxo. Essa medida é excelente opção para deixar as ondas mais disciplinadas e definidas, evitando aquela impressão de cabelo desarrumado logo que termina de secar.  Outra dica que ajuda a deixar a ondas mais destacadas e definidas é usar o babyliss fino.
Cacheados
A tendência dos encaracolados é ser naturalmente volumoso. Contudo, diferente do que muitas acreditam, os cortes retos não são a solução para reduzir o problema. O segredo, na realidade, está no comprimento longo dos fios aliado ao corte em camadas. Agora, se você é do tipo que deseja avançar nas tesouradas e encurtar de vez os fios, aposte nos supercurtos, uma tendência que está fazendo as cabeça das fashionistas.
Como os demais tipos de fios, os cuidados são simples, mas essenciais. Antes da lavagem use pentes de dentes largos, preferencialmente de madeira, ou apenas os dedos para desembaraçar os caracóis. Durante o banho use produtos específicos recomendados para o seu cabelo e depois aplique um ativador de cachos, um apoio importante para reforçar a nutrição e hidratação. Evite ainda deitar com os fios molhados.
Bobes e o babyliss são boas ferramentas para definir melhor os cachos e prevenir o volume além do desejado. Adicionalmente, eles também podem ser modelados com o auxílio de um gel, aplicado com as mãos das pontas à raiz, sempre com o movimento de amassar os fios. Isso ajudará a definir melhor os cachos e deixá-los com o volume na medida desejada.
Dicas para todos os tipos de cabelos
- Volume demais ou de menos pode ser sinal de que fios precisam de corte. Converse com o seu cabeleireiro e invista nas tesouradas.
- Fios ressecados são mais rebeldes. Além da rotina de cuidados diários, hidratações quinzenais devem ser feitas em casa e mensalmente vale um reforço no salão.
- Ao lavar os cabelos, evite água muito quente, o que desgasta os fios e consequentemente causa frizz.
- Enxague bem os fios para retirar o shampoo e o condicionador, pois os resíduos desses produtos podem deixar o cabelo pesado.
- Lembre-se que o uso contínuo do secador também reduz a hidratação dos cabelos e favorece o surgimento dos arrepiados. Antes de usá-lo, passe um produto termoativador sobre os fios, servirá como uma base protetora para que eles não queimem e desidratem.
- Tenha sempre um leave-in em mãos. Além de ajudar no quesito volume, ele mantém a hidratação dos fios e os proteja da umidade, reduzindo os frizz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário